Bem-vindos à SEI Portugal

Como apoiar a SEI Portugal

A SEI Portugal está envolvida num conjunto de eventos paralelos para os quais necessita de muita ajuda. Apoia a Associação SEI Portugal, divulgando as nossas informações, as nossas ações e os nossos valores. Faz parte da nossa equipa de voluntariado. Segue-nos e divulga-nos nas redes sociais.

VOLUNTARIADO

Faz parte da nossa equipa de voluntariado. Torna-te membro, organiza os teus próprios eventos de educação ambiental marinha e associa-te a uma causa que pode proteger o futuro deste planeta azul.

DOAR

Podes contribuir com um donativo. O valor transferido para a conta bancária da Associação SEI Portugal irá ajudar-nos nas despesas inerentes à execução das nossas atividades.

DIVULGAR

Agora que já conheces um pouco melhor a a Associação SEI Portugal, partilha também com os teus familiares e amigos a importância que os tubarões têm para todos nós. Segue-nos e divulga-nos nas redes sociais.

Porquê apoiar

O oceano é a grande fonte de vida no nosso planeta. A sua vasta diversidade de habitats alberga complexas redes tróficas que desde o seu início têm evoluído de forma sustentável. Cada parte do grande puzzle oceânico é mantida em equilíbrio pelos seus principais predadores e reguladores de topo: os tubarões.

Atualmente os tubarões dividem-se por mais de 550 espécies distintas que sobreviveram à extinção dos dinossauros e evoluem no oceano há mais de 450 milhões de anos. Têm uma história evolutiva incrível que lhes permitiu desenvolver características anatómicas, fisiológicas e comportamentais únicas.

Sem números comprovados devido à pesca ilegal, não regulada e não declarada, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) calcula que anualmente entre 63 e 273 milhões de tubarões são mortos, principalmente pelas suas barbatanas. Ao ritmo de pesca das últimas décadas, mais de 30% das espécies estão hoje ameaçadas de extinção. Estamos perante uma crise ecológica global.

E para quê

A percepção que a população em geral tem dos tubarões, condicionada em grande parte pelo cinema e por notícias sensacionalistas que acordam os nossos medos mais irracionais, é a de animais perigosos, traiçoeiros, insaciáveis e cruéis. Mas, na verdade, quando estudamos e observamos os tubarões, compreendemos que são seres ancestrais, imponentes e muito inteligentes.

Só através de uma melhor consciência ambiental, formada pelo conhecimento científico disponível podemos mudar a nossa forma de pensar.

Testemunhos

Pessoalmente, acredito que o melhor que podemos fazer pelo nosso planeta é ajudar a preparar as gerações futuras para viver num ambiente sustentável. Quando desenvolvemos atividades com a SEI Portugal, acreditamos que tocamos a consciência de cada um, de múltiplas e diversas formas.

Fernando Reis

Presidente SEI PORTUGAL