Catarina Abril

Porquê tubarões com Catarina Abril?

Apaixonada por tubarões desde os seus 8 anos, Catarina desde cedo se dedicou ao estudo dos elasmobrânquios. É licenciada pela Universidade do Algarve em Biologia Marinha e mestre em Biologia Marinha e Conservação pelo ISPA e o seu amor por tubarões valeu-lhe, em 2019, a bolsa Women in Shark Science da South African Shark Conservancy permitindo-lhe realizar o seu estágio em Hermanus, na África do Sul.

Realizou a sua tese de mestrado no âmbito do projeto FindRayShark sobre o tema da sobreposição entre atividades humanas e a ocorrência de tubarões e raias, na Reserva Natural das Berlengas, tendo desenvolvido ainda o “Guia de Boas Práticas Para Conservação de Raias e Tubarões”.

No seu tempo livre colabora com a Associação SEI Portugal e com o Ocean Hub Portugal, dinamizando também uma página de Instagram dedicada à literacia do oceano – NETubarão. Atualmente integra a equipa da Sciaena trabalhando em diversas áreas como a poluição, clima e pescas. Entre os temas que acompanha inclui-se o trabalho em pescas internacionais, nomeadamente o acompanhamento da definição de políticas sobre tubarões nas Organizações Regionais de Gestão das Pescas (RFMOs).

Em 2021, Catarina Abril é uma das co-fundadoras da Associação representante em Portugal da Sharks Educational Institute, da qual é hoje também Membro da Direção.

Junte-se a nós! Faça parte desta causa